Notícias


Conheça as principais medidas preventivas contra furto e roubo de veículos.

Os furtos e roubos de veículos e cargas continuam sendo uma grande preocupação no Brasil e deixa os motoristas em alerta constante. Somente em 2018 ocorreram 22 mil ataques a motoristas em todo o país de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC). E o prejuízo relacionado chegou a R$ 2 bilhões.

Para empresas que possuem frotas de veículos esse é um perigo constante. Por isso hoje vamos falar como ações que a empresa pode tomar para prevenir o furto e o roubo de veículos. Assim será possível reduzir a ocorrência dos sinistros e aumentar a produtividade.

 

  1. Instale alarmes em todos os veículos da frota.

Essa medida é simples e bastante eficiente para proteger os veículos da sua frota. Sistemas de alarme mais modernos, além de chamar a atenção das pessoas ao redor, ainda conseguem cortar a ignição do motor, impedindo o furto do veículo.

A instalação de travas e vidros elétricos também ajuda a manter a segurança, e são medidas de baixo custo. O motorista também precisa gastar menos tempo dentro do carro desligado, já que esse é um grande fator de risco que os deixa vulneráveis.

 

2. Aplique películas escuras nos vidros.

A película escura reduz consideravelmente a visão do interior do veículo para quem está do lado de fora. Essa medida é importante para evitar que pessoas mal-intencionadas vejam os bens materiais deixados lá dentro, como mochilas, eletrônicos e outros itens.

O ideal é não deixar nada de valor dentro do veículo quando ele estiver parado na rua, mas sabemos que algumas vezes isso pode ser difícil.

Existe uma regulamentação específica que controla o uso de películas automotivas e o gestor precisa ficar atento à norma que determina a quantidade de luz que deve passar pela película. Em geral a quantidade de luz não pode ser inferior a 75% no para-brisa dianteiro, 70% nas janelas e portas da frente e 28% nas demais janelas do veículo que sejam indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Algumas opções de película reforçam os vidros, aumentando a sua resistência contra impactos.

 

3. Personalize os veículos da sua frota.

A customização dos veículos é uma medida que contribui para a prevenção dos veículos e também para divulgação da marca da empresa. As quadrilhas não possuem tanto interesse em roubar veículos customizados devido a facilidade de identificação do roubo.

 

4. Adquira um sistema de rastreamento.

Caso o seu veículo seja roubado, um dos principais equipamentos que irão te ajudar a recuperá-lo é o rastreador veicular. Esse tipo de sistema rastreia e identifica a localização em tempo real do veículo. Além disso, o criminoso certamente pensará duas vezes antes de tentar roubar um veículo rastreado.

Outras vantagens do sistema de rastreamento é a flexibilidade para mudar de rotas quando imprevistos acontecem, além de permitir a otimização dos gastos com combustível, manutenção, etc.

Também é importante a contratação de seguro para cada veículo. A boa notícia é que os rastreadores costumam baratear o valor dos seguros, justamente por ser mais uma medida de segurança contra os roubos.

 

5. Oriente os motoristas sobre ações preventivas.

A ação dos motoristas é fundamental para manter a segurança dos veículos e cargas. É importante que eles evitem deixar pertences no interior do veículo, também que tenham atenção em semáforos que se localizem em regiões perigosas (ideal mesmo é traçar rotas que evitem essas regiões). Nesses casos, o correto é manter uma distancia do carro da frente e não parar totalmente.

Ter atenção aos locais onde irá parar ou estacionar o veículo também é fundamental, mesmo quando for para ações rápidas como abastecer ou realizar uma entrega.

E no caso de, mesmo com todos esses cuidados, acontecer um assalto, é importante orientar o motorista para preservar sua integridade física. Não reagir é a informação mais importante.

 

6. Trace rotas seguras.

Infelizmente nem todas as estradas são seguras no país. A falta de iluminação, pouco policiamento e diversos outros fatores deixam alguns lugares mais vulneráveis e atraem os bandidos.

O melhor a fazer é evitar esses lugares e traçar rotas por lugares mais seguros, mesmo que eles aumentem o tempo da viagem. Essa decisão deve ser conversado com o gestor sempre, para analisar os riscos e as soluções.

Agora você já sabe quais são as principais medidas preventivas para evitar o furto e roubo de veículos.